como cadastrar chip da tim

Como cadastrar o chip da Tim?

Trocou de número ou mudou de operadora e precisa ativar o seu chip? Pois então não se preocupe. Hoje nós ensinaremos a você o passo a passo de como cadastrar chip da Tim. Com isso, você pode usar todos os recursos de telefonia da empresa.

O cadastro é necessário uma vez que cada número é exclusivo de uma pessoa. Ou seja, o seu número precisa ficar cadastrado em seu nome, demonstrando a ocupação dele e permitindo a concessão dos serviços da telefônica.

Além disso, esse cadastro é que permite que em caso de roubo ou perda do chip você possa readquirir as informações relevantes do seu telefone. Por isso, continue lendo para aprender como cadastrar o chip da Tim.

como cadastrar chip da tim

DICA: Acesse o Compara Plano e compare os melhores planos de celular

Como cadastrar chip da Tim?

Assim como diversas outras empresas de telefonia, a Tim oferece inúmeros serviços de autoatendimento. Eles se prestam a várias funcionalidades, dentre elas o cadastro e a ativação de um chip.

É verdade que esse cadastro costuma ocorrer nas próprias lojas da empresa de serviços telefônicos. Entretanto, em alguns casos o atendente deixa de fazê-lo, como é a hipótese em que a compra do chip ocorre pela internet, por exemplo.

Dessa forma, cabe a você fazer o cadastro, bem como a ativação do chip. Afinal, somente após fazê-los é que o seu celular estará com sinal, identificado com seu número e permitirá a realização de ligações, uso da internet e troca de mensagens.

Abaixo, veja o passo a passo do cadastro para as duas situações possíveis. A primeira se refere à ativação pelo telefone. A segunda, por outro lado, é na internet. Ambas são bastante fáceis e práticas, conforme veremos.

Antes disso, contudo, ressaltamos que esse cadastro somente é feito por você caso você tenha um chip pré-pago. Afinal, o pós-pago somente sai de loja com contrato e estipulação de número, eis que funciona com pagamento posterior dos serviços e precisa de garantias e formalizações com a operadora

Como cadastrar chip da Tim pelo telefone?

Primeiramente, veremos como você pode realizar o cadastro do seu número Tim e a ativação do chip por meio do atendimento telefônico. Nesse caso, você deve seguir esse simples passo a passo:

  • Em primeiro lugar, clique no ícone de telefone;
  • Então, disque *144# e clique em “Ligar”;
  • Logo após, você deverá aceitar os termos do contrato do plano pré-pago Tim;
  • Por fim, informe o número do seu CPF junto à data do seu nascimento, discando-as em tela.
como cadastrar chip da tim

Como cadastrar chip da Tim pela internet?

De outro lado, você também pode cadastrar o seu número Tim pré-pago pela internet, sem sair de casa. Para isso, siga esses passos:

  • Em primeiro lugar, coloque o chip no celular e se desconecte da internet Wi-fi. Embora o registro exija conexão na internet móvel Tim, não se preocupe: você não paga por esse uso de cadastro, sendo que o sinal tem liberação gratuita;
  • Então, acesse o link que você receberá por mensagem SMS, da Tim;
  • Logo após, preencha as informações que o Portal Tim requerer, que serão relacionadas ao CPF, data de aniversário e outras;
  • Assim, na tela do seu celular haverá a exibição do seu número Tim, que também ficará ativo a partir daí.

Como descobrir o meu número da Tim?

Agora que você já sabe como cadastrar chip da Tim sem sair de casa, cabe aprender como descobrir seu número em caso de esquecimento ou de não anotação ao ativá-lo pela internet.

Novamente, não se preocupe. A Tim oferece uma forma bastante simples de como descobrir o seu próprio número e, com isso, você não passa sufoco e pode compartilhar seu contato.

É claro que o velho truque de ligar para um amigo, a cobrar ou de forma normal, também é válido. Porém, caso você esteja sozinho, pode se valer dos passos abaixo, que permitem o rápido acesso a tais informações.

Assim, quando você precisar descobrir seu número após cadastrar seu chip Tim, basta ligar para o número *846#. Depois, aguardar alguns segundos, pois logo após automaticamente uma janela se abrirá na tela do seu celular. 

Ela apresentará o seu número. Para manter uma cópia dessa informação sempre consigo, não deixe de fazer um print screen, ou seja, uma foto da tela do seu smartphone. Caso não o faça, saiba que este serviço fica disponível por 24 horas, não havendo restrições de acesso.

O que fazer em caso de problemas para cadastrar chip da Tim?

Por último, caso você não obtenha sucesso ao ativar e cadastrar o seu chip da operadora Tim, existem algumas dicas que podem auxiliar.

A primeira coisa a se fazer é conferir se ele está posicionado corretamente no seu celular. Não raro problemas de contato por posição incorreta impedem sua leitura e reconhecimento. Também, procure testá-lo em outro aparelho, pois pode ser um problema no leitor do smartphone.

Caso nenhuma das alternativas funcione, entre em contato com o número 1056 para obter atendimento.